Conheça os tipos de landing pages e saiba qual é o melhor para seu negócio

Para se certificar de que o seu negócio conte com um bom número de clientes é necessário adotar uma série de estratégias, ainda mais quando se trata de um projeto de vertente digital. Atuando então pela atenção dos usuários, com variados tipos de landing pages.

 

Adotando diferentes práticas sobre o que se trata do contato com o seu público através da internet, por meio de caminhos distintos, como conteúdos otimizados, ou então canais de fácil acesso, que com uma comunicação adequada pode conversar com sua audiência.

 

Algo a ser visto com bastante atenção, levando-se em conta o alto nível de competitividade que se encontra entre as empresas na internet. Pois da mesma forma com que as plataformas digitais trazem facilidades para o seu negócio, o mesmo se expande a outros.

 

Criando assim um ambiente cada vez mais disputado por meio da internet, no qual os mais variados tipos de empreendimentos podem estar competindo pela atenção dos usuários. De uma loja de eletrônicos até uma fábrica de redes de proteção anti pássaros.

 

Tudo a depender somente da própria disposição desses possíveis clientes, de acordo com o tipo de pesquisa a ser realizada na internet, com a barra de pesquisa do seu navegador servindo como um portal de contato do usuários com os mais diversificados mercados.

 

E diante dessa realidade de alta competitividade, é necessário que os negócios que buscam se destacar na internet saibam como adotar estratégias otimizadas, que de fato permitam um contato direto com os usuários que podem se tornar clientes de uma empresa.

 

Como é o caso de uma empresa de montagem de painel elétrico, que para ter a atenção do seu público deve trabalhar com conteúdos relevantes para a sua área, como informações do setor, histórico de eficácia dessa companhia, além de temas similares.

 

Mas independente do setor comercial de uma companhia, é importante ter atenção aos canais escolhidos para se comunicar com o seu público, através de estratégias que podem ser úteis em relação ao processo de conquistar novos clientes para uma empresa.

 

Destacando nesse caso o papel das landing pages, e de como esse formato possui uma importância relevante no que se trata do processo de se comunicar com uma audiência específica a ser conquistada por um negócio por meio da internet.

A importância das landing pages

Uma landing page pode ser tratada com uma página de acesso, ou seja, a principal porta de acesso por parte dos usuários até um canal específico da sua empresa, como o seu site institucional, sua plataforma de vendas ou até mesmo suas redes sociais.

 

Sendo esse inclusive o propósito por trás do nome dessas ferramentas, como páginas de aterrissagem em relação ao seu público, servindo então como a porta de entrada dos usuários até os canais de trabalho de uma companhia na internet.

 

Essas páginas normalmente são vistas quando você acessa um site, surgindo como uma espécie de pop-up na tela do seu dispositivo digital, podendo ser também compartilhada através de canais como suas redes sociais ou até mesmo um disparo de e-mails.

 

Servindo como uma forma de contato entre empresas que fazem monitoramento ambiental em postos de combustíveis com o público de clientes que essas companhias podem ter trabalhado anteriormente. Além do poder servir como uma linha de comunicação com clientes a serem conquistados.

 

Existindo um número variado de objetivos que podem ser operados por meio de uma landing page, entre eles:

 

  • Coletar informações do usuário;
  • Adquirir um endereço de e-mail;
  • Vender um produto;
  • Divulgar um serviço;
  • Realizar uma pesquisa;
  • Estimular uma ação.

 

Uma quantidade enorme de objetivos que podem ser alcançados através de uma landing page bem estruturada, auxiliando no processo de alcance de resultados promissores. Algo importante para que um negócio consiga não só se manter, como crescer na internet.

 

Tudo faz dessas páginas um dos mais importantes instrumentos de conversão a serem trabalhados nas plataformas digitais. Servindo, por exemplo, como uma estratégia adequada para um fornecedor de bolsa térmica para empresas, por exemplo.

 

Ele que através de uma landing page pode divulgar o seu produto, chegar ao alcance de novos públicos, coletar informações referente a diferentes audiências a serem trabalhadas posteriormente, além de muitos outros propósitos que podem ser conquistados.

 

E o sucesso de uma landing page se dá também por sua variedade de opções, sendo importante conhecer ao menos os modelos mais conhecidos, para decidir que o formato que pode ser o mais adequado para os seus objetivos comerciais no momento.

Os variados tipos de landing page

Além dos propósitos distintos aos quais uma landing page pode estar sendo adotado por uma companhia, acerca de suas ações em uma plataforma digital, existe também uma variedade sobre o próprio formato desse modelo de conteúdo.

 

Diante disso, é importante conhecer ao menos os formatos mais conhecidos, de forma a definir qual deles pode resultar em cenários positivos para sua companhia.

Squeeze page

Utilizando do verbo squeeze, “espremer” em inglês, esse modelo de landing page opera com o propósito de arrancar um número específico de informações do público que tem acesso a esse conteúdo.

 

Importante para uma loja de móveis de fibra sintética área externa conseguir definir o seu perfil de público, no que pode influenciar diretamente no modelo de mobília a ser produzido por essa companhia, com o intuito de conquistar sua audiência.

Página de captura

As landing pages com o propósito de captura atuam de forma similar às squeeze pages, porém tendo uma relação de ganho mais clara para quem tem acesso a essas páginas. No qual um usuário possa se sentir melhor inclinado a repassar os seus dados.

 

Podendo receber como recompensa algum tipo de produto ou conteúdo, como um e-book ou qualquer tipo de formato que pode ser melhor compartilhado caso encontre origem em um formato digital.

Página de vendas

Por outro lado, as páginas de vendas são as que possuem um propósito mais claro em relação tanto ao público como para as próprias empresas em si. Podendo ser adotada por um fornecedor de capa térmica para piscina sob medida, por exemplo.

 

Para disponibilizar um canal direto de compras, levando um usuário a concluir a compra de um produto em particular. Neste caso, de uma capa para cobrir sua piscina enquanto ela não estiver sendo utilizada.

Click-through pages

Além dos propósitos de uma landing page, a sua variação pode se dar também pelo seu formato. Como é o caso das páginas click-through, que funcionam ao levar o usuário até uma ação específica, tudo por meio de um só clique.

 

Sendo páginas adequadas para baixar algo, como um aplicativo, ou até mesmo para levar um indivíduo até uma plataforma específica na internet, como o site dessa empresa.

Splash Pages

As splash pages são aquelas que lidam com um propósito de chamar a atenção do público, agindo então como uma página intermediária. Podendo ser usada por uma agência de consultoria contábil para abertura de empresa para conectar-se a uma nova audiência.

 

Nesse formato destaca-se o uso de cores chamativas e chamadas de destaque, que conquistem rapidamente a atenção dos usuários, assim como seu propósito de conversão.

Páginas de agradecimento

Esse modelo de landing page costuma estar associado ao propósito de uma empresa em agradecer o seu público, sendo comum de surgir após a conclusão de algum objetivo estipulado por uma companhia.

 

Podendo trabalhar junto de outras landing pages, surgindo, por exemplo, logo após o término das informações a serem coletadas por uma empresa, através de um formulário a ser compartilhado entre esse negócio e o seu público a ser conquistado.

Páginas de produtos e eventos

Nem sempre uma landing page precisa contar com um propósito direto de conversação, podendo agir inicialmente como uma conexão com o público, trazendo informações sobre as características de um produto ou informações sobre um evento a ser realizado.

 

Pontos que devem ser trabalhados por uma empresa que busca destacar algo que seja de importância para o seu projeto comercial, tanto a curto como a longo prazo.

 

Independente do modelo escolhido, é importante cuidar da composição correta de uma landing page, para que ela traga os resultados adequados para uma companhia, de acordo com os seus propósitos a estarem por trás até mesmo da criação de tais páginas.

 

Como uma empresa de locação de computadores, que pode estar em busca de informar ao público sobre suas atividades comerciais, ou até mesmo conquistar novos clientes para o seu negócio.

 

Para ambos os objetivos é preciso contar com uma landing page bem estruturada, sendo importante testar formatos, adotando aquela que apresentar melhor resultados dentro de sua audiência teste.

 

Fortalecendo o uso das páginas que mostram sucesso, além de reestruturar aquelas que possam não estar chegando aos índices esperados. E após essa otimização das suas landing pages é possível então alcançar os melhores resultados na internet.

 

Com essas páginas agindo como um dos principais contatos a ser realizado entre uma empresa e o seu público através dos canais digitais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Anunciar no Google

Vantagens de investir no Social Ads

O universo das redes sociais vem em uma forte crescente, principalmente quando pensamos nas oportunidades

Converse conosco

Pelos WhatsApps abaixo

[email protected]