Logotipos minimalistas: conheça essa tendência

Logotipos minimalistas: conheça essa tendência

O termo minimalismo ganhou bastante popularidade ultimamente.Com isso a proporção e propagação desse termo tem crescido ainda mais, e tem ganho praticamente todos os meios, desde logotipos minimalistas até se tornando um estilo de vida.

Dessa forma, utilizar e conhecer esse termo tem feito cada vez mais sentido, indo de encontro a inovação e a tendências que fazem parte do mercado e do dia a dia de boa parte da população.

Assim, é importante que as empresas e pessoas conheçam e estejam por dentro desses termos e das suas utilizações, para que justamente se beneficiem e criem um cenário vantajoso através da sua aplicação, isso desde uma empresa de montagem mecânica as mais variadas empresas e negócios do mercado.

Com isso, acompanhe o texto para entender tudo sobre essa novidade e o quanto sua utilização pode garantir recursos e benefícios únicos através da sua aplicação.

O que é o minimalismo?

Segundo o dicionário, a palavra minimalismo é um substantivo masculino que significa “encontrar a solução mais simples”. Buscando justamente essa busca pela simplicidade e por algo mais prático nesse processo.

O minimalismo não é apenas um estilo de vida ou preferência estética. É uma ferramenta que pode ajudar todos aqueles que estão dispostos a se afastar do excesso e se concentrar em encontrar a felicidade, a realização pessoal e, o mais importante, a liberdade.

O minimalismo vai muito além de um termo da moda ou apenas um momento, o minimalismo carrega consigo uma significação através de todas as suas características e algo realmente valioso ao ser pensado.

Dessa forma, esse termo tem tomado proporções inimagináveis, alcançando desde logotipos em suas características a serviço de transporte de veículos em seu dia a dia e no contato com cada colaborador.

Assim, a necessidade em conhecer e adotar por esse modo de vida e por suas características, tem sido algo cada vez mais recorrente e um dos recursos fundamentais entre empresas e negócios em sua rotina e em cada elemento.

Quando identificamos o que é desnecessário, começamos a tomar decisões mais conscientes que, em última análise, nos libertam do medo, da preocupação, da ansiedade, da culpa e das armadilhas de gastos que acabamos construindo em nossas vidas, que nos deixam presos em nosso trabalho ou em certos círculos sociais.

Ao tomar essas decisões e optar por esse estilo de vida em aplicações do seu negócio e da sua rotina, cada decisão se torna consciente e as possibilidades se tornam ainda maiores diante de tantos benefícios e de uma visão mais ampla.

Por isso, o minimalismo se torna algo totalmente necessário desde uma empresa de plástico bolha a uma empresa de brindes corporativos, sendo um recurso ideal para o dia a dia e para um crescimento constante diante do mercado.

Com isso, ao conhecer o minimalismo e entender sobre o seu significado e aplicação, acompanhe a seguir como o minimalismo é utilizado na criação de logotipos e como surgiu a necessidade.

Utilização do minimalismo na criação de logotipos

Concentrar-se em um logotipo simples, mas de alto impacto, parece ser a tendência para os próximos anos. Portanto, vale a pena saber o que é um design minimalista. Indo de encontro justamente a essa facilitação e a uma mensagem mais fácil ser passada.

O design minimalista usa uma estética clean que segue a filosofia “menos é mais” que já mencionamos acima. Elimina detalhes extravagantes e layouts complicados, aplicando composições limpas e simples.

Dessa forma, o seu entendimento se dá de forma mais prática, entendendo justamente a mensagem a ser passada e o intuito da marca ao utilizar os elementos, fazendo com que esse logotipo esteja na mente dos consumidores e tenha esse impacto constante.

Assim, como exemplo uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, ao optar por um logo que remete a suas funções e o significado da marca de forma minimalista, o impacto e atração diante do público se torna algo natural e cada vez mais frequente.

Logos simples que são fáceis de manusear e fáceis de lembrar são os favoritos do nosso cérebro. Eles imediatamente transmitem a ideia da mensagem de criar a identidade visual da marca.

Esses logotipos proporcionam benefícios únicos em sua utilização, garantindo sensações e essa atração constante no público, fazendo com que sua marca esteja sempre atual e tenha esses elementos de diferenciação.

Alguns anos atrás, os logotipos costumavam ser muito complicados. Cheios de nuances e significados ocultos, demorando um pouco para serem absorvidos.

Com o tempo passando e novas tecnologias surgindo, essas aplicações se tornaram algo mais complicado diante do mercado, não atendendo aquilo que o público busca e tendo dificuldade através de suas estratégias.

Atualmente se busca justamente o oposto. Todas as coisas complicadas devem ser repensadas. Isso porque estamos em uma era de bombardeio de informações que inundou nossas mentes com coisas. Portanto, quanto mais simples o logotipo, melhor será.

Com esses logotipos mais simples e sem dificuldades nesse primeiro contato, a aproximação com o público se tornou algo recorrente e mais prático, isso facilitando por exemplo uma distribuidora de produtos cirúrgicos em sua popularidade e crescimento diante do mercado.

Desse modo, veja a seguir como a tendência dos logotipos minimalistas faz a diferença para uma marca e como é possível aplicar o minimalismo nos logotipos.

Como aplicar o minimalismo nos logotipos

O fato de os logotipos estarem se tornando menos detalhados e simples, não é apenas um desejo do designer ou apenas uma tendência de design. É algo que visa justamente a aproximação e atração do público.

Assim, permitindo que o logotipo seja colocado em diferentes tipos de mídia – se o logotipo era inserido apenas em mídia física antes, o logotipo agora deve ter uma boa aparência na web, inclusive em pequenas telas de telefone.

Com isso, uma das principais características a ser pensada ao construir seu logotipo é sua amplitude e impacto diante do público e diante de cada contato estabelecido, conseguindo destacar e ser único diante do mercado.

Por exemplo, uma fábrica de lixa para skate, ao ter esse fator decisivo e conseguir aplicar um logotipo minimalista que atraia seu público-alvo, suas vendas se tornam ainda maiores diante de tais características e das estratégias estabelecidas.

Para criar um logotipo minimalista, você precisa desenvolver um conceito visual simples, mas envolvente e manter a ideia do seu negócio. Conseguindo despertar esses elementos e esses fatores extremamente importantes.

Com isso veja algumas dicas nesses tópicos a seguir para aplicar o minimalismo em seu logotipo.

  • Mire na simplicidade, os logotipos devem representar essa simplicidade;
  • As linhas, retas ou curvas, são a base de qualquer projeto;
  • Formas geométricas podem transmitir a mensagem da sua marca;
  • Se você gosta de coisas vintage, não hesite em usar esse estilo para o seu logotipo.

Através de dicas e desse conhecimento do meio, as estratégias se tornam mais diretas e tem um foco mais claro ao serem aplicadas, conseguindo despertar sensações únicas através do seu logotipo e dos seus elementos.

Por isso, a atenção constante nos métodos e nas escolhas realizadas devem ser algo presente na criação ou atualização do seu logotipo, tendo essas marcas únicas e esses fatores decisivos no mercado, sendo uma espécie de monitoramento ambiental, mantendo essa atenção e desejo constante.

Por fim, acompanhe as principais marcas que utilizam logos minimalistas e o seu sucesso ao realizar essa atualização.

Principais marcas que utilizam o logo minimalista

Devido a proporção e crescimento dos logos minimalistas, atualmente pode ser visto em diversos meios essa aplicação e os conceitos desse recurso, mostrando de fato o quanto sua funcionalidade é primordial e totalmente eficaz.

Dessa forma, desde um conteúdo sobre envidraçamento de varandas em São Paulo, a grandes marcas e suas aplicações, tem visto a necessidade e o quanto se tornou algo necessário buscar esses elementos.

Dentre essas marcas e suas estratégias, podemos observar algo em comum entre todas elas, o desejo de trazer a inovação e essa aproximação com o público em diversos elementos. Acompanhe algumas das marcas que optaram pelo uso desse recurso.

O design minimalista é adotado por marcas conhecidas como Coca-Cola, Adidas, BMW, etc. Essa estética se refere a uma abordagem “menos é mais” tanto na prática quanto na teoria, ajudando nossos cérebros a identificar marcas e avançando em nossa compreensão de sua filosofia e identidade.

Com a ascensão do marketing de mídia social, muitas marcas adotaram uma estética específica para atrair seu público-alvo. Imagens de alto brilho com elementos muito limpos. Além disso, as plataformas digitais influenciaram o surgimento de muitas marcas de comércio eletrônico.

Por isso, desde marcas que estão iniciando sua trajetória no mercado, a marcas que já tem seu impacto diante do mercado, devem sempre buscar o novo e proporcionar a melhor experiência para o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Converse conosco

Pelos WhatsApps abaixo

[email protected]