Google Trends: saiba como usar e como é importante

O Google Trends se tornou uma das ferramentas mais poderosas dos últimos tempos dentro do Google e tem feito o maior sucesso entre os empreendedores e pessoas que entendem a importância de estar por dentro do que está em alta no mundo digital.

Vivemos em uma geração onde as coisas acontecem em uma velocidade absurda e todos os dias existe algo que está em alta no mundo, principalmente no digital após o surgimento das redes sociais.

O que a maioria das pessoas conhece como trends nada mais são do que as famosas tendências, ou seja, é aquilo que está em alta e que os usuários mais estão produzindo, consumindo ou buscando sobre.

Para quem possui um negócio e usa as redes sociais e a internet como meio de venda, estar por dentro das trends é essencial para que a marca aproveite a onda de sucesso e saiba atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio.

É o que pode fazer uma empresa de lavieen laser até mesmo uma de óculos de sol, e nos dias atuais, tornou-se ainda mais simples colocar isso em prática após o surgimento de ferramentas que pudessem ajudar nesse processo.

Com isso, surgiu o Google Trends, uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google e que serve justamente para ajudar os usuários a estarem por dentro daquilo que está em alta no universo digital.

Tendo em vista a importância de acompanhar essas tendências e a acessibilidade que essa ferramenta trouxe para tal processo, hoje iremos entender mais sobre ela e como você pode utilizá-la da maneira correta para ajudar o seu negócio.

Entenda como o Google Trends funciona

Para começo de conversa, é importante que você entenda como funciona essa ferramenta e o que de fato ela é, pois além de compor o grande arsenal de ferramentas desenvolvidas pelo Google, essa tem algo de diferente.

O Google, hoje, é o maior buscador de informação em todo o mundo, ou seja, quando uma pessoa precisa de um suporte de prateleira, por exemplo, ela provavelmente irá buscar no Google sobre isso até encontrar o que deseja.

Com isso, não foi uma surpresa ver diversas empresas criando os seus próprios sites e apostando na construção de uma certa visibilidade dentro do Google, mas para que conseguissem atrair um bom número de usuários, era preciso saber o que fazer.

Tendo em vista que o Google se trata de uma plataforma em que as pessoas realizam as pesquisas que desejam através de termos por escrito, o próprio Google resolveu desenvolver uma plataforma que pudesse estudar essas pesquisas.

Foi aí que surgiu o Google Trends, que funciona como uma espécie de grande banco que armazena todas as buscas realizadas pelos usuários e permite que o usuário consiga ver quais termos tiveram mais procura dentro de um determinado intervalo de tempo.

Há como saber se as pessoas pesquisaram por uma caldeiraria industrial com mais frequência durante o fim do ano ou se buscaram por roupas de festa com menos frequência durante o mês de julho, por exemplo.

São inúmeras as possibilidades de estudo do que é pesquisado dentro do Google Trends e que funciona com base em 4 tipos de funcionalidades que iremos explicar a seguir. Até aqui é importante que você entenda o que é e para o que serve o Google Trends.

Saiba quais são as funcionalidades do Google Trends

Como comentamos, o Google Trends funciona com base em 4 tipos de funcionalidade de análise de tendências na plataforma, cada uma delas foca em um diferente estado e entrega diferentes resultados. Eles são:

  • Localização;
  • Tempo;
  • Segmentação;
  • Tipo de busca.

O de localização é o filtro que te permite estudar os termos mais pesquisados por região ou então em qual região tal termo teve um maior volume de procura no Google. Já o de tempo filtra em qual intervalo esse termo teve um maior volume de busca.

O de segmentação foca no seu tipo de negócio e filtra apenas as buscas que estão alinhadas com o segmento que você deseja estudar, e o tipo de busca foca em quais outras plataformas esse mesmo termo pode ter sido pesquisado pelo mesmo usuário.

Cada uma dessas funcionalidades podem ser usadas por qualquer usuário e a qualquer momento, seja para entender mais sobre o volume de pesquisa da balança para gado da marca ou do produto para cuidado com o cabelo que vende.

A importantância do uso do Google Trends

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o Google Trends e como ele funciona, chegou o momento de entender um pouco mais sobre a importância do uso dessa plataforma tão importante dentro dos seus negócios.

Como mencionamos no início do conteúdo, vivemos em uma geração onde a informação é gerada e compartilhada em uma velocidade absurda, por isso estar por dentro das tendências e do que está em alta no mundo é muito mais do que importante, é necessário.

Isso porque, quanto mais por dentro das novidades você estiver, mais certeza terá que poderá aproveitar tal onda de sucesso para atrair para o seu negócio pessoas que também estejam por dentro de tal novidade e em busca de algo diferente.

Muitas vezes é em meio a tudo isso que uma pessoa pode procurar por um aluguel de gerador preço acessível e acabar conhecendo o seu negócio, por isso é sempre bom estar por dentro das novidades.

E por se tratar de algo que tem um viés profissional, contar com uma ferramenta que te ajude a entender sobre isso de maneira assertiva e profissional acaba se tornando essencial para que você obtenha dados de qualidade para te ajudar nesse processo.

Dicas de como usar o Google Trends de forma eficaz

Partindo para a prática, chegou o momento de conferir algumas dicas de como usar tal ferramenta de forma eficaz para que ela realmente te ajude a obter bons resultados. Confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar:

Busque por palavras-chave

A primeira delas é usar o Google Trends para pesquisar por palavras-chave, que são termos que os usuários usam para fazer suas pesquisas e que podem estar dentro do seu segmento de mercado e ser usado em seus conteúdos para atrair esse público.

Por exemplo, ao se dar conta que muitas pessoas pesquisam por uma boa bomba de água, você pode usar tal termo em seus conteúdos para atrair esse público. Mas lembre-se, use sempre termos que estejam ligados ao seu segmento de mercado e de forma natural.

Esteja por dentro das tendências

Por mais óbvia que essa dica possa parecer, é sempre importante reforçar a importância de estar por dentro do que acontece no mundo e não depender apenas do que pesquisa e estuda através do Google Trends.

Sendo assim, acompanhar as redes sociais, perfis de notícias, profissionais sobre o assunto e páginas sobre o seu segmento de mercado é uma maneira de receber as novidades em primeira mão e usar o Google Trends como uma forma de te ajudar ainda mais.

Produza conteúdos segmentados

Já que falamos da produção de conteúdo na primeira dica, essa é uma ação que não pode ser deixada de lado quando falamos do uso do Google Trends, pois ele te dará termos e tendências que devem ser usados em conteúdos de qualidade e bem segmentados.

Isso significa que, ao se dar conta que um usuário realizou a busca por uma coifa para cozinha industrial, use tal termo para a produção de um conteúdo que seja voltado para esse segmento e respeite esse filtro.

Com dicas simples como essas, você conseguirá usar o Google Trends da melhor forma e fazer com que ele seja o seu grande aliado para estar por dentro das tendências e entender o que pode ser feito para melhorar o desempenho do seu negócio.

Veja como analisar os resultados do Google Trends

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que entender um pouco mais sobre como analisar os resultados que o Google Trends entrega e como ele mesmo faz a mensuração de tais volumes de busca.

Pois bem, a plataforma costuma realizar a mensuração de seus resultados de acordo com picos de procura, ou seja, quando você analisar determinado termo, verá que existem picos onde mostram o dia em que certo termo teve um maior volume de busca no Google.

É justamente com base nesses picos que a ferramenta mensura o volume de busca, seja por uma estação de tratamento de esgoto industrial ou até mesmo por algum produto em específico.

Já para analisar tais dados, o processo é mais simples do que se imagina devido à acessibilidade e dinamismo da plataforma, que permite que qualquer pessoa consiga analisar muito bem o que está sendo apresentado.

Até mesmo quem se considera leigo no assunto consegue analisar tais dados de maneira simples, pois eles são ilustrativos e interativos, permitindo que você passeie pelos mais diferentes tipos de pesquisa e gaste o tempo que for necessário para entendê-las.

Considerações finais

Dessa maneira, você poderá usar o Google Trends com frequência e para tudo o que precisar, sabendo que quando precisar estar por dentro das novidades, sempre terá a plataforma à sua disposição para ajudar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

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