Princípios de um bom designer

Princípios de um bom designer

Tornar-se um bom designer é um desafio que muitos não estão dispostos a arriscar e, mesmo aqueles que se aventuram e se preparam muito para se tornar, ainda é bastante difícil se destacar na área pela imensa quantidade de pessoas que a compõem.

Mas sabe-se que, como qualquer outra profissão, é preciso muita paciência e preparo para garantir que se tenha destaque em determinada área e, para isso, é preciso saber os passos a serem seguidos e os princípios de um bom designer.

Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar que princípios são eles e por que são tão importantes para aqueles que querem se tornar bons designers, abordando mais sobre a importância de continuar buscando melhorias e não praticar o conformismo.

Desde empresas focadas em conserto de ventiladores industriais até grandes empresas logísticas, todas elas no mercado hoje em dia precisam de um designer competente e bom naquilo que faz, ajudando inclusive nas estratégias de marketing da marca.

Mesmo em tempos mais antigos, conforme a televisão dominava os portais de comunicação, mesmo com a importância do rádio e dos jornais, esses profissionais começaram a ganhar ainda mais relevância para propaganda de diversas marcas ao redor do mundo.

Hoje em dia, por causa da revolução da internet, desde capacho personalizado para comprar até mesmo um novo software precisa de um excelente trabalho de design para chamar a atenção do público, principalmente com um mundo tão mais atrativo.

Nos dias atuais, se uma empresa lança um produto, serviço ou até mesmo a indicação de um profissional, é preciso que ele tenha sua imagem, logo e até mesmo conceito de site e blog muito bem definido, com um design criativo e interessante.

Como tudo tem aos montes com a chegada do meio digital, podemos dizer que ter um designer trabalhando em, por exemplo, paisagismo de jardim é o mínimo. Ter um excelente designer então é o mais indicado.

Portanto, para que você se introduza no mercado e consiga criar uma carreira consistente e de sucesso, não é preciso apenas conhecer, mas ter experiência, saber os termos técnicos e se especializar em algo, sem mencionar as boas referências da área.

Seguindo essa linha de raciocínio, os tópicos a seguir irão explorar por que é importante se especializar nessa área, assim como entender os princípios dela para se tornar um bom profissional e vender seus serviços para qualquer empresa.

A importância dos princípios

Seja para realizar a criação de um logo para equipamentos para laboratório de química ou para cuidar de todo o design de um site, é preciso estudar e se especializar no assunto. E isso vai além da área de design e se aplica a toda área.

Por isso, a primeira coisa que você como um profissional da área deve ter em mente é que os cursos de especialização e de conhecimento aplicado nunca serão uma perda de tempo, e sim um grande investimento no seu potencial dentro do mercado.

Pense que, ao trabalhar com automação de processos industriais, por exemplo, seu trabalho pode ficar conhecido por outras empresas da área e, caso seja bom, elas podem contratar seus serviços futuramente. Boas referências são tudo hoje em dia.

Em contrapartida, é preciso ter em mente que trabalhos mal executados podem sujar a sua marca e causar problemas, dificultando para procurar outros trabalhos. Em outras palavras, é preciso buscar constantemente oferecer o melhor para as organizações e contratantes.

Com isso, mesmo quando utilizar o seu conhecimento para promover serviços para aluguel de impressoras multifuncionais, é preciso:

  • Criar uma rede de contatos;
  • Oferecer diversas opções para os clientes;
  • Entender a proposta e ser assertivo;
  • Ter dinamismo e constante atualização da área.

Em outras palavras, é preciso entender a fundo os princípios do bom designer e utilizá-los de forma a realizar o melhor trabalho possível conforme as condições impostas e, mesmo assim, colocar a sua essência no que foi criado.

Sendo assim, os tópicos a seguir reúnem uma série de princípios que podem mudar e muito a maneira como desenvolver o seu serviço e aprimorar sua criatividade, sendo um grande diferencial para aqueles serviços de conserto de sacada de vidro que tanto precisam.

01 – Honestidade em primeiro lugar

Honestidade é um conceito que, embora seja muito claro na mente das pessoas, acaba passando por um certo filtro moral onde nem todas as pessoas acabam lidando da mesma maneira com o acontecido ou com os desafios que a profissão oferece.

Pensemos que o designer não faz milagre ou consegue fazer uma logo, símbolo ou conceito mudar o mercado como ele funciona. Em outras palavras, o profissional de design honesto não faz promessas que ele não pode cumprir.

E, quando pensamos nisso, também entramos na questão financeira, que significa não cobrar mais do que o trabalho precisa e nem fazer muito barato a ponto do profissional não ser valorizado pelo tempo e esforço desenvolvendo a logo de produtos químicos para lavagem automotiva.

02 – Busque sempre inovar

Embora nem sempre seja fácil inovar, isso não significa que não existe mais espaço para tal tentativa, muito pelo contrário. As empresas buscam sempre por profissionais que estejam dispostos a trazer algo novo e único para seus mais variados tipos de serviços.

Pensemos que o designer que não está disposto a buscar constantemente pela inovação acaba caindo no limbo da mesmice, do comum. E, querendo ou não, aqueles que não trazem nada de diferente não se destacam e acabam sendo mais um no mercado.

Portanto, esse princípio da inovação é algo que pode ser aplicado das mais diferentes formas e com a internet e a tecnologia avançando cada vez mais, proporcionando novos recursos, dizer que a inovação acabou além de não funcionar não faz você progredir como profissional.

03 – Menos é mais

Como dito algumas vezes ao longo do texto, sabemos que o designer precisa ser estudado e se interessar em sempre melhorar. Por isso, ele com toda certeza deve saber que, para um produto ter um bom design, não necessariamente ele precisa ter muita informação.

Quando excedemos o número de elementos no visual de qualquer produto, isso tende a confundir e gerar mais poluição visual do que ajudar. E quando pensamos que a internet é primeiramente visual, depois funcional, isso só se mostra ainda mais importante.

O bom designer deve ter sempre em mente que funcionalidade é muito mais importante do que beleza, porém quanto melhor utilizar os dois e encontrar um equilíbrio, afinal beleza e qualidade ainda são um critério que todo profissional da área deve ter sobre suas criações.

Portanto, tornar o produto compreensível, funcional e eficiente é um dos maiores desafios, mas também um princípio que todo designer deve ter em seu trabalho, buscando sempre aprimorá-lo ao máximo.

04 – Os detalhes importam

Em qualquer trabalho, sabemos como os detalhes são importantes e necessários, mas quando pensamos no design, eles precisam ser precisos e bastante minuciosos. Portanto, um dos princípios que o bom designer deve ter em mente é de dar a devida atenção aos detalhes do seu trabalho.

Detalhes não mostram apenas um desenvolvimento mais assertivo e preocupação do profissional, mas também mais respeito ao usuário ao qual os serviços estão sendo prestados, mostrando que se está colocando o máximo de empenho e conhecimento no que está sendo criado.

Por respeitar o contratante, isso também significa que a ideia é fazer com que o trabalho dure o máximo possível, mostrando para a marca que o trabalho foi bem feito e trouxe bons resultados, conseguindo expressar ao máximo a proposta realizada pela organização.

Considerações finais

O texto de hoje abordou os princípios de um bom designer, mostrando a importância de se investir em si mesmo, aprendendo ao máximo com as ferramentas à sua disposição e utilizando o conhecimento adquirido em cursos de especialização.

Porém é preciso ter em mente que o bom designer não apenas coloca todos os princípios que foram abordados em prática, mas também é criativo e bastante dinâmico para se adaptar ao mercado e conseguir sempre oferecer o seu melhor.

Um logo, um design, uma marca, um produto ou um serviço tem como objetivo encantar as pessoas e fazer com que se identifiquem com o que foi criado, seja com a ideia ou simplesmente com a forma como foi desenvolvido.

É preciso estar atento às mudanças do mercado e se adaptar a elas de maneira a sempre permanecer essa paixão de fazer com que as pessoas se sintam atraídas e encantadas com suas criações, motivos esse do porquê designers profissionais muito bons ganham tanto destaque.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

Search

Converse conosco

Pelos WhatsApps abaixo

[email protected]