Entenda a diferença entre web designer e web developer

Com o aumento da adoção da tecnologia na sociedade, muitas profissões no ramo têm ganhado força. Duas carreiras ganharam ainda mais relevância: web designer e web developer por tratarem de desenvolvimento e manutenção de sites.

Em decorrência do avanço do uso da internet e da tecnologia, os negócios passaram a migrar para o mundo digital, o que trouxe a necessidade de profissionais para desenvolverem e personalizarem os ambientes dessas empresas.

Por exemplo, empresas que vendem painel ACM adesivado necessitam de sites para chegar com maior facilidade ao cliente que tem loja física, pois eles estão na internet.

Neste artigo, iremos lhe apresentar as principais funções, diferenças e habilidades das profissões de web designer, mais voltada à personalização visual, e web developer, focado no desenvolvimento e funcionamento do site.

Web designer

O profissional web designer rege tudo o que está envolvido com a estética visual e a usabilidade de um site, criando ambientes semelhantes a placas em acrilico personalizadas. Trabalham com:

  • Esquema de cores
  • Layout
  • Fluxo de informações
  •  Interface de usuário
  • Experiência do usuário

O design da Web se preocupa com o que o usuário realmente vê na tela do computador ou dispositivo móvel, e menos com os mecanismos que fazem tudo funcionar. Por meio do uso de cores, imagens, tipografia e layout, eles dão vida a uma experiência digital.

Web developer

O profissional web developer rege todo o código que faz um site funcionar. Esses profissionais trabalham com os mecanismos necessários ao funcionamento do site:

  • Linguagens de programação
  • Pré-processadores CSS
  • Frameworks
  • Web template design
  • Bibliotecas
  • Otimização do mecanismo de pesquisa no site (SEO)

Esse cargo pode ser dividido em duas categorias – front-end e back-end.

O front-end ou o lado do cliente de um aplicativo é o código responsável por determinar como o site realmente exibirá os designs simulados por um designer. É o trabalho do que tende a se sobrepor mais ao web designer.

Imagine que você tem uma fábrica de camisetas promocionais e precisa de um catálogo. Ao passo que o web designer organiza paleta de cores, fotos e escrita, o web developer fica responsável pela funcionalidade resultante dos cliques nos anúncios.

Esses desenvolvedores geralmente não criam maquetes, selecionam tipografia ou escolhem paletas de cores. É trabalho do desenvolvedor dar vida a essas maquetes.

Entender o que o designer deseja requer algum conhecimento das melhores práticas em design de UI / UX para que o desenvolvedor seja capaz de escolher a tecnologia certa para fornecer a aparência e experiência desejadas no produto final.

O back-end ou lado do servidor de um aplicativo é responsável por gerenciar os dados no banco de dados e disponibilizar esses dados para que sejam exibidos no front-end.

Esses desenvolvedores lidam com a lógica de negócios e o gerenciamento de dados no back-end de um aplicativo. Eles escrevem as interfaces de programação e o roteamento que permitem que os dados fluam entre o front e o back end de um aplicativo.

Os desenvolvedores da Web que possuem um conhecimento prático em front-end e back-end de sites e capazes de executar as duas funções de modo avançado, são chamados de web developer full-stack.

Ferramentas mais usadas pelo web design

Algumas diferenças entre as profissões englobam as ferramentas usadas em cada uma. No caso da carreira de web design, o profissional trabalha muito com Photoshop, Figma e Adobe XD.

Photoshop

O Adobe Photoshop é um editor gráfico comercial muito popular, disponível para os sistemas operacionais Mac e Windows. Criado para fotógrafos e designers profissionais, é o aplicativo ideal para manipular imagens e criar gráficos para a web.

Tem todas as ferramentas e opções necessárias, como filtros, extensibilidade e automação com Brushes , Actions and Scripting e recursos de aprimoramento de fluxo de trabalho como Layer Comps.

Por meio dessa ferramenta, o profissional pode dar mais destaque a brindes corporativos personalizados, por exemplo, por meio de habilidades que veremos adiante.

Figma

Esta plataforma de design é flexível e ajuda a demonstrar designs na web. Designers devem considerar a adição desta ferramenta ao seu inventário para fácil colaboração e feedback em tempo real de seus clientes.

Com o Figma, não há necessidade de outras ferramentas de terceiros para permitir a troca de maquetes ou atualizações. Além do mais, seu recurso de comentários no aplicativo facilita o feedback de revisão de design sem constante atualização.

Adobe XD

Esta ferramenta tem seções para atender a distintos objetivos de modo claro e específico, podendo interagir entre si. É uma ferramenta de design e, mais importante, de prototipagem recentemente adicionada à Creative Cloud.

Apresenta uma série de vantagens. O software é muito rápido e com prototipagem simples, então você não precisa se preocupar com atrasos no carregamento de imagens, salvamento de bibliotecas. É ótima para iniciantes e intermediários no ramo.

Ferramentas mais usadas pelo web developer

No caso da carreira de web developer, o profissional trabalha mais com ferramentas voltadas à funcionalidade, aos mecanismos dos sites como Chrome DevTools, Visual Studio Code e WordPress.

Chrome DevTools

O Chrome fornece um conjunto de ferramentas para desenvolvedores da web. Essas ferramentas são integradas e tem a funcionalidade de visualizar e alterar o DOM e o estilo de uma página.

Esta ferramenta permite a visualização de mensagens, execução e depuração do JavaScript no Console, edição de páginas rapidamente, diagnóstico rápido do problema e otimização da velocidade do site.

Visual Studio Code

O código do Visual Studio pode ser executado em qualquer lugar. Possui recursos de IntelliSense, Depuração, Git embutido e extensões para adicionar mais linguagens, Temas, Depuradores, etc. Ele oferece suporte a plataformas Windows, Mac e Linux.

É extensível e personalizado e não apenas realiza o realce de sintaxe e o preenchimento automático, mas também executa conclusões inteligentes com base em tipos de variáveis, definições de funções e módulos importados.

Pode ser utilizada por uma empresa de brinde, por exemplo, com o intuito de organizar os clientes e fornecer maiores informações sobre o público visitante do site, suas características e interesse em brindes para empresas.

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para a criação e modificação de conteúdo digital, neste caso, criação de sites. Ele é escrito na linguagem PHP e usa um banco de dados MySQL.

Como quase tudo na web, o WordPress também usa um pouco de HTML, CSS e JavaScript. Mas o WordPress em si não precisa de programação para funcionar.

Habilidades técnicas dos web designers

Os profissionais responsáveis pelo design dos sites devem ter algumas habilidades imprescindíveis ao exercício das atividades como: conhecimento em design visual, teoria da cor, experiência do usuário e branding.

Design visual

O design visual é a arte de selecionar os princípios de design corretos para melhorar a aparência de um site. As ferramentas mais comuns usadas em design visual são sistemas de grade, tipografia de espaçamento, psicologia de cores e hierarquia de tipos.

Funciona como uma empresa de envelopamento de veículos, ou seja, ajusta a visibilidade, para tornar algo agradável em cima de uma maquinaria robusta.

Teoria da cor

Para o uso da paleta de cores mais adequadas nos sites e afins, o profissional deve ter conhecimento sobre a psicologia das cores, ou seja, qual a influência de cada paleta quanto aos sentimentos e ações das pessoas.

Experiência do Usuário (UX)

Abordar os projetos a partir da perspectiva do usuário (UX) é o objetivo desta profissão. Fazer pesquisas e usar esses insights para melhorar itens como navegação, conteúdo, cores, é um conhecimento essencial do profissional

Branding

O web designer deve ter habilidades para atuar em conjunto para o posicionamento visual da marca, ou seja, criar uma identidade. Para isso, o profissional deve planejar ações personalizadas ao público-alvo e que sejam diferentes da concorrência.

Neste sentido, o uso de material promocional de empresas pode ser interessante, criando oportunidades de descontos conforme algum fator ligado ao cliente, como compras frequentes, mês de aniversário, etc.

Habilidades técnicas do Web developer

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia de desenvolvimento web, os requisitos para web designers estão ficando cada vez maiores. É importante que o profissional tenha conhecimento de linguagens como HTML, CSS JavaScript e PHP.

HTML

Uma das linguagens mais básicas que serve para criação de textos e hiperlinks de navegadores. O conhecimento nessa área ajuda o profissional a ler, editar e resolver problemas com mais facilidade, o que é muito útil a longo prazo.

Seria como um serviço de digitalização de documentos que permite a impressão do que deseja ser escrito em um site.

CSS

O CSS e HTML são semelhantes quanto ao desenvolvimento de sites e são os blocos básicos de estrutura e estilo de páginas da web. O CSS trata da aparência visual e permite a formatação de elementos de uma página.

JavaScript

É o tipo de linguagem que possibilita a criação de movimentações e interações na página da web, retirando-a do modo estático.

PHP

Serve para codificar o núcleo de um site, o que é obtido por meio do trabalho com os servidores principais, sendo considerada uma linguagem mais avançada.

A carreira de web developer e web designer pode ser interessante para você que tem habilidades na área de exatas e informática. Busque saber mais sobre as carreiras e procure um curso de qualidade se ficou interessado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Tem uma ideia em mente?

Fale conosco e dê vida a ela