Como construir uma identidade visual forte e coerente

As empresas estão crescendo muito, e o modo como empreender não é o mesmo de anos atrás. A internet e a tecnologia trouxeram diversas facilidades, assim, a identidade visual de uma organização continua sendo essencial, principalmente com tanta concorrência.

 

Pensando nisso, o texto de hoje abordará como é importante ter uma identidade visual forte para a sua marca, explorando maneiras eficientes de se fazer isso, quais as vantagens e benefícios dessa prática, além de explicar outros detalhes importantes sobre o tema.

 

Pois bem, o meio digital tem se tornado referência em diversos aspectos da vida em sociedade e, mesmo uma empresa que esteja em sua maior parte do tempo investindo em vendas em uma loja física, não pode ignorar a importância que a internet oferece.

 

Mesmo o cliente que deseja comprar pulseiras para eventos sabe que, ao procurar na internet, encontrará diversas empresas que comercializam o produto e, dependendo da forma como é realizada essa negociação, essa organização fideliza o lead.

 

Porém, também pode acontecer de sua empresa não marcar as pessoas apenas pelos serviços e produtos oferecidos como moeda de troca, mas também pelo forte trabalho de marketing e por ter uma identidade visual bastante coerente.

 

Uma identidade visual bem-feita tem o poder de fazer com que pessoas sempre associem uma empresa a algum tema específico, lembrando do logo, da fonte e das cores, independentemente se está relacionada a rótulos adesivos ou outros tipo de produto.

 

Mas conseguir conquistar esse benefício, chegar a esse nível de associação imediata e positiva, é um longo e árduo trabalho, precisando de bastante tempo, investimento e energia por parte da empresa para que o objetivo seja alcançado.

 

Então, como fazer isso de maneira efetiva e funcional? O que é preciso buscar para que a identidade visual cumpra o seu papel dentro do negócio? Quais os métodos mais utilizados atualmente para conquistar essa meta?

 

A resposta dessas e de muitas outras perguntas estão nos tópicos a seguir, mostrando um pouco mais do impacto que pode causar em sua empresa de letreiro, por exemplo, e como desenvolver a sua marca de forma positiva e coerente. Confira!

O que é preciso em uma boa identidade visual?

Primeiramente, é importante entender o conceito que aborda toda a identidade visual. Esse termo se refere ao conjunto de elementos visuais que compõem o seu produto, serviço e marca. É a primeira impressão que os leads e clientes terão da empresa.

 

Quanto melhor for a construção das palavras, imagens, cores e símbolos que sua identidade tiver, mais próximo do objetivo sua empresa estará. Em outras palavras, tenha em mente qual ideia ou conceito a sua organização quer que as pessoas sintam.

 

Sendo assim, é possível destacar que mesmo empresas de locação de impressoras precisam de uma identidade visual forte para expandir seus negócios. Então, alguns dos elementos necessários para isso são:

 

  • Ter uma meta definida;
  • Ter objetivos bem definidos;
  • Conhecer a sua empresa e o que ela comercializa;
  • Valorização dos designs;
  • Ter um conceito ou ideia para aplicar na marca.

 

Esses elementos, juntos, conseguem transformar a sua marca em uma grande e potente possibilidade de negócios, ajudando a sua empresa a conseguir o que busca dentro do mercado de trabalho. Algumas ações podem potencializar ainda mais essa criação.

 

Essas ações são essenciais para que a marca alcance os objetivos necessários para impulsionar o comércio e aumentar sua relevância no mercado, junto com outras estratégias, como distribuir brindes personalizados para feiras durante os eventos.

 

Ou seja, uma única ação não é o suficiente, mas ao utilizar várias em conjunto, é possível atingir grandes resultados. Algumas delas serão pontuadas nos tópicos abaixo.

01 – Entenda o significado da sua marca

Saber quem a sua empresa é, qual o seu objetivo, quais métodos serão utilizados para atingir os clientes e como o negócio pode impacta-los, os concorrentes e o mercado em si é parte do trabalho para desenvolver uma identidade visual forte.

 

Saber se conhecer é o primeiro grande passo para conseguir manifestar, transparecer o que a organização quer através de todos os elementos visuais comentados até o momento. Portanto, ter isso claro em mente é essencial.

02 – Defina os traços, cores e elementos utilizados

Toda marca, seja de impressoras ou mala de viagem personalizada para empresas, possuem traços e cores bem definidas, fazendo com que, ao final, todos esses elementos juntos se combinem e formem algo único e que represente a sua empresa.

 

Portanto, esse é o momento de pensar em símbolos e cores que definem a sua marca e que devem ser utilizados para compor a sua identidade visual, servindo como um grande impulsionador para futuras negociações e fidelização de clientes.

 

É necessário o máximo de profissionalismo possível, pois quando os clientes enxergam que o trabalho não foi realizado de forma tão boa quanto possível, é provável que se afastem um pouco, portanto, tenha bons designers.

03 – Contrate bons profissionais

Fazendo relação com o tópico anterior, assim como é necessário profissionais da área para desenvolver placas de comunicação visual interna, também é preciso que pessoas capacitadas e que tenham estudado sobre isso cuidem da sua identidade visual.

 

Pensando nisso, tenha certeza de contratar bons designers que entendam sobre o assunto e consigam transferir toda essa responsabilidade para a sua marca, fazendo com que se crie um identidade visual forte, coerente, bela e que tenha relação com a empresa.

Termos que rondam esse universo

Por fim, existem alguns termos no meio empresarial que são muito confundidos e não só pelas pessoas do meio, mas também, obviamente, por quem não tem o costume de trabalhar na área de design ou de marketing.

 

Eles são: identidade visual, marca e branding e, apesar de se parecerem em alguns aspectos, é importante saber diferenciá-los para não criar confusão quando se for necessário a aplicação deste conhecimento dentro de sua empresa.

 

Marca é muito além do que um conjunto de logotipos ou a identidade visual da empresa, na verdade, são sensações, profissionais e credibilidade que ela entrega com seu trabalho. Em outras palavras, pode-se dizer que a marca é a empresa e a reputação dela.

 

Até mesmo porque, quando pensamos em uma marca é normal vir à cabeça toda a história que o consumidor viveu com ela, seja negativa ou positiva, provando que a marca é tudo relacionado à empresa e ao que ela passa para as pessoas que a conhecem.

 

Já a identidade visual são aspectos artísticos e que mexem com todo o design de uma imagem e de cores, todos aspectos visuais, que lembram uma determinada marca. Ou seja, quando juntos ativam gatilhos dentro das pessoas que remetem às suas experiências.

 

Por fim, o branding é o conjunto de planejamentos, planos, projeções, práticas e estratégias que compõem a sua marca, ou seja, é a forma de gerenciar a sua empresa e constantemente aprimorá-la para que seus consumidores tenham uma boa relação.

 

Em outras palavras, é uma forma de saber quem está fazendo o que dentro da empresa, garantindo que os stakeholders estão desempenhando suas funções de forma correta e conseguindo auxiliar que a empresa ande para onde tem que andar.

 

Embora esses três termos de correlacionam, cada um possui sua própria visão de ajudar o negócio como um todo e, quando realizados de maneira eficiente e correta, conseguem impulsionar muito a empresa e dar a ela a autoridade, relevância e alcance.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e explorou como construir uma identidade visual forte e coerente para a sua empresa, mostrando o que é preciso para se atingir esse objetivo, dando dicas e orientações, além de explicar a diferença de alguns termos muito utilizados e confundidos.

 

Esses aspectos podem variar bastante dependendo do tipo de negócio no qual a sua empresa trabalha, porte dela, o que normalmente comercializa, formas de negociação e autoridade no mercado, entre diversos outros aspectos.

 

Porém, independentemente dessas situações, a partir das informações disponibilizadas é possível começar e ter uma forte orientação de por onde começar e ser efetivo com essas estratégias de marketing que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio.

 

Busque explorar ao máximo os pontos positivos de sua empresa e aplicando da melhor forma as ideias que componham sua identidade visual, melhorando também as que ainda não são tão bem desenvolvidas, por exemplo, um serviço de presente para empresas.

 

Agora que já está claro como funciona todo o marketing e o impacto de uma identidade visual forte, busque desenvolver seu trabalho em cima disso, analisando a situação atual de sua empresa e colocando todo o conhecimento adquirido em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Tem uma ideia em mente?

Fale conosco e dê vida a ela