Métricas de Autoridade: 5 estratégias para deixar o seu site em evidência

Métricas de Autoridade: 5 estratégias para deixar o seu site em evidência

O marketing digital tem evoluído de forma constante, e dentre tantas estratégias e soluções acessíveis, as Métricas de Autoridade – associadas às práticas de SEO (Search Engine Optimization) – são cruciais para entender e quantificar o potencial de classificação dos sites.

Quando necessário, é preciso desenvolver campanhas de conscientização de uma marca, pois elas são primordiais para o crescimento de uma empresa.

Para que o público conheça uma marca, o mais provável é que se faça negócios com ele, ou que ele seja impactado por ela de alguma forma, como o reconhecimento de referência em determinado segmento.

Entretanto, se os consumidores nunca ouviram falar da empresa, dos produtos ou dos serviços, pode ser que as mensagens não estejam chegando às pessoas de maneira correta.

As empresas que estão consolidadas no mercado contam com o reconhecimento da marca, pois estão definitivamente estabelecidas no mercado consumidor.

Logo, para medir o reconhecimento de uma marca, é preciso colocar em ação as métricas de autoridade, e assim compreender qual é o alcance de um negócio, e em quais pontos são necessários os ajustes e os reforços dentro de uma campanha de marketing, principalmente no digital.

Isso se torna ainda mais necessário quando se trata de uma empresa nova.

Autoridade de Domínio e a importância no marketing

Quando um usuário da internet insere o termo de pesquisa “desinfetantes hospitalares”, provavelmente existem milhares de páginas relevantes que segmentam essas palavras-chave e abordam o tema. Cabe à plataforma de busca a decisão sobre qual página mostrar primeiro.

Como o gigante dos mecanismos de busca, o Google, quer aumentar a probabilidade de o usuário ter uma experiência satisfatória, a ferramenta digital buscará a relevância de conteúdo, bem como sites que tenham um histórico de produção de conteúdo valioso e confiável nesse sentido.

Nesse ponto entra a autoridade de domínio. Uma empresa nova que oferece produtos de limpeza para a área da saúde vai enfrentar uma grande cadeia de fornecedores com palavras-chave semelhantes, precisando adequar outros aspectos da página para se destacar.

A autoridade de domínio é uma métrica que o Google usa ao compilar a ordem de classificação para os SERPs (Search Engine Results Page), ou páginas de resultados do mecanismo de busca.

Como se trata de uma página em que os resultados aparecem para quem fez uma pesquisa, isso revela um indicador de quão bem a empresa está em relação aos concorrentes e para satisfazer a dúvida do internauta (visto que seus hábitos também são considerados).

Essa métrica foi criada por uma empresa de softwares, em que é fornecido um número de 1 a 100, e quanto maior a pontuação, melhor, o que informa o quão confiável é um site para o Google.

Isso determina a probabilidade que uma empresa e o próprio site tem para se classificar bem, dentro do ranqueamento de resultados que o Google oferece aos usuários.

A importância dessa métrica está em aumentar a pontuação de autoridade de domínio, que está relacionado com maior potencial para se sair bem nas SERPs e alcançar os usuários (considerando a experiência), embora não tenha impacto direto no que os concorrentes estão fazendo.

Sendo assim, mesmo que essa métrica não afete realmente os SERPs, a autoridade de domínio ainda deve ser verificada e demanda certa atenção, pois indica o potencial de um site se posicionar nos mecanismos de busca, junto a outros fatores que, juntos, permitem um melhor ranqueamento.

Como verificar o status de autoridade atual

Há diversas ferramentas que permitem que uma empresa verifique a autoridade de domínio de forma gratuita, entretanto, as mais eficientes estão relacionadas à criadora da métrica.

Ao pesquisar um URL específico, é possível ver qual a autoridade de domínio e qual a autoridade de página de uma empresa que trabalha na área de manutenção de elevadores para um endereço em particular.

A autoridade de página é, basicamente, a mesma coisa que a autoridade de domínios, mas o foco está em uma URL individual, ao invés de um domínio principal, ou raiz.

Ou seja, enquanto a página considera um material dentro do site, como um conteúdo, o domínio avalia a classificação geral do endereço.

Se o site é recente, ou não tiver sido trabalhado de forma agressiva para criar links de outros sites e otimizar a página, há uma chance de a métrica apontar para menos de 30 pontos.

Tal indicativo está dentro dos padrões para quem está começando, mas demanda atuação para melhora desse número.

Embora leve tempo para aumentar a autoridade, o que não alivia o anseio de um empreendedor que vende câmara fria para estabelecimentos comerciais, existem estratégias que podem ajudar, possibilitando aumentar de 30 para 40, e então para 70 e até 80 pontos.

A verdade é que, além desses números, fica mais difícil quanto mais alto um site se classifica, o que é uma boa notícia para todos que estão começando.

Isso aponta que o ranqueamento está aumentando, e as primeiras posições estão próximas nas páginas de resultados.

5 estratégias para construir autoridade de domínio

Como mostrado, a autoridade de domínio é importante, de acordo com as necessidades de estratégias de marketing digital implementadas. Assim, é preciso enfatizar que o tempo é um fator que deve ser levado em consideração.

Sites mais antigos sobre fritadeira a gás, por exemplo, estão consolidados entre os usuários, se mostram mais confiáveis e naturalmente contam com um perfil de backlinks muito mais extenso, então fica mais difícil alcançá-los.

Veja bem, é difícil, mas não impossível. Com as estratégias certas é possível alcançar e, até mesmo, ultrapassar os principais concorrentes e chegar às primeiras posições no ranqueamento dos mecanismos de busca.

A seguir serão apresentadas 5 estratégias para se construir uma base sólida focada na autoridade de domínio.

  1. Concentre-se no Link Building

A construção de links é a primeira ação que se deve focar quando se trata de autoridade de domínio. Isso se deve ao fato de que se mostra um grande sinal de qualidade que o Google analisa.

Se muitos outros sites excelentes e de alta autoridade estão relacionados com um site em específico sobre cirurgia de catarata preço, ou seja, o mencionam, isso significa que muitos confiam no conteúdo e acreditam que a página tem algo a oferecer.

Os algoritmos do Google também percebem isso.

Se isso ainda não foi aplicado, o melhor ponto para começar é executar uma auditoria de backlinks, que mostrará o perfil daqueles que estão relacionados no momento.

Essa auditoria também sinaliza possíveis backlinks que podem ser removidos, bem como páginas com a qual é possível iniciar um relacionamento.

Lembre-se que essa relação precisa considerar sites com boa autoridade, mas que se relacionem ao mercado de atuação, demonstrando autoridade no segmento.

  1. Elimine todos os backlinks prejudiciais

É normal promover uma construção de backlinks, especialmente se uma empresa nunca participou de práticas em que esses endereços são punidos.

Contudo, é preciso atenção, pois se forem feitas de forma inadequada e com sites duvidosos ou sem relevância para o setor, sanções podem ocorrer.

As redes privadas de blogs, por exemplo, normalmente prejudicam mais do que ajuda. Isso ocorre porque é comum o envio de spam, o que não é bem visto pelos algoritmos dos mecanismos de busca.

Além de receber uma penalidade do Google, pode haver também uma queda na pontuação de autoridade de domínio.

  1. Crie um conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é um grande trunfo quando se trata da construção da autoridade de domínio.

Essa estratégia permite que se mantenha as páginas principais de um site sobre assessoria contábil, por exemplo, dentro da ordem, enquanto ainda se cria novas oportunidades para escrever novos conteúdos sobre o tema.

Assim, além de criar valor aos usuários, promovendo mais oportunidades de ser ranqueado e bem avaliado pelo google, devido a boa experiência e relevância, é possível se vincular com qualidade a outras plataformas (aliando a estratégias de backlinks).

Dessa forma, é possível alcançar diferentes objetivos, como;

  • Atrair o público-alvo qualificado;
  • Classificar mais palavras-chave;
  • Direcionar usuários de forma precisa;
  • Fornecer caminho para backlinks.

O mais importante, entretanto, é oferecer um conteúdo original e de valor. Com isso, é possível garantir que os links, e as postagens em geral, tenham mais atenção do público e dos algoritmos.

  1. Identifique problemas de rastreabilidade

Quando um usuário busca informações sobre uma empresa financiadora de carros, o que se espera é encontrar, entre os resultados, aquela que melhor se adequa aos problemas apresentados, com a melhor solução possível.

Sendo assim, os problemas de rastreabilidade é algo que se deve evitar e que demanda atenção.

Isso porque tal erro significa não obter todos os pontos de SEO que se deve alcançar, mesmo que tenha todos os elementos adequados no lugar, ou mesmo erro no direcionamento para a página, o que impacta no ranqueamento.

Vale a pena procurar por ferramentas de auditoria de site para monitoramento regular, pois elas ajudam a encontrar links quebrados, conteúdos duplicados ou redirecionamentos confusos, permitindo a otimização das páginas e correção desses erros, alcançando os usuários e atraindo os algoritmos.

  1. Eleve a presença social ao máximo

As redes sociais estão inseridas no dia a dia das pessoas que utilizam a internet como ferramenta de entretenimento, ou mesmo para uso profissional.

Além disso, os algoritmos analisam sinais sociais como postagens, curtidas e compartilhamentos de conteúdo para avaliar a autoridade de domínio e das páginas dos sites.

Esse fator de classificação não pesa tanto quanto outras estratégias, mas causam um impacto no resultado geral das campanhas.

Portanto, se uma empresa que vende filtros a vácuo quer alterar a pontuação de autoridade de domínio o quanto antes, é preciso reservar um tempo para adequar as redes sociais, também agregando novas oportunidades de alcance dos usuários e de redirecionamento para os sites.

Para isso, basta encontrar maneiras de aumentar a prova social de todo conteúdo, pois isso permite obter mais tráfego para o site e aumentar a pontuação de autoridade ao mesmo tempo, o que beneficiará os negócios ao longo do tempo.

Conclusão

A autoridade de domínio pode frustrar muitos sites novos que tentam se destacar e aumentar o tráfego e a geração de leads por meio do marketing de conteúdo. Mas é algo que muita gente já experimentou e que demanda alta atenção para se posicionar no mercado e se manter competitivo.

O segredo é ser paciente, porque a combinação de tempo e dedicação às estratégias de construção de links ajudará a autoridade do site e, assim, se tornará mais fácil classificar bem o site e – consequentemente -atrair potenciais clientes.

Mesmo que pareça que o tempo está passando, é necessário manter as estratégias.

Enquanto isso, é possível segmentar determinadas palavras-chave de cauda longa de menor concorrência, e assim o site se classifica de forma mais direcionada (ou seja, frente aos usuários com maior potencial de consumir os materiais) e começa a receber novos cliques dentro do site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

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