Micro influenciadores: saiba como sua marca pode crescer com eles

O campo digital é repleto de oportunidades para quem busca garantir um destaque para os seus negócios, ao mesmo tempo em que existe o desafio de conseguir se colocar em evidência, sendo preciso recorrer a ajuda de profissionais, como os micro influenciadores.

Conquistar a atenção do público vem sendo um grande dilema na internet por causa do alto volume de conteúdos que é encontrado nas plataformas digitais, onde tanto empresas como os próprios usuários podem publicar as mais diversas produções em busca de público.

Com essa alta competitividade, muitas vezes recorrer somente a ações tradicionais de mercado, como o compartilhamento de anúncios pelas redes, pode acabar não sendo o suficiente para garantir com que um produto, serviço ou marca seja melhor visto.

Isso sem contar com os interesses específicos de cada usuário, já que assim como uma pessoa pode está atrás do contato de um fornecedor de máquinas de café para alugar, outro pode simplesmente estar em busca de informações sobre seus artistas preferidos.

Tudo isso faz com que o campo digital seja o melhor local para que as empresas busquem se posicionar diante das diferentes demandas que ali podem ser encontradas, o problema está nessa alta concorrência ali presente, indo de competidores diretos até os indiretos.

Para conseguir então essa disputada atenção, é preciso recorrer a estratégias que contem com ativos já com um certo interesse do público, o que faz com que muitas marcas corram atrás dos influenciadores digitais para a realização de ações especiais.

Com ajuda de um produto de conteúdo de grande público é possível garantir uma maior visibilidade para negócios de diferentes segmentos, tal como uma empresa de energia solar em SP que acaba de abrir suas portas e está buscando se posicionar na região.

O problema é que até mesmo o uso dos influenciadores começa a ser visto com certa desconfiança. Não por uma queda de interesse do público em cima desses profissionais de conteúdo, mas pela falta de aproximação de alguns com aquilo que estão divulgando.

Diante dessa realidade, o mercado passa a considerar com um maior interesse os influenciadores que podem até ter uma audiência menor, mas o seu impacto nesse público costuma ser muito maior do que os influencers de grande alcance.

Tudo isso acaba fazendo com que as empresas tenham que não só conhecer o trabalho desses profissionais, mas ter um olhar diferenciado para uma vertente específica dos chamados micro influenciadores.

Do que constitui um micro influenciador?

Para receber o título de influenciador digital, uma pessoa precisa necessariamente contar com um certo público de seguidores, uma audiência que possa acompanhar seus conteúdos e ser influenciada por eles, fazendo jus ao então título de influenciador digital.

Esse tipo de posição foi recebendo tamanho destaque com o tempo que hoje pode ser algo indicado até mesmo como uma profissão, já que exige um grande empenho para a produção de seus conteúdos para assim alcançar e manter a atenção dos seguidores.

Mas além da questão da popularidade, o que atrai muitas pessoas para o projeto de se tornar um influenciador digital está na possibilidade de remuneração que passa a existir a partir do momento em que um indivíduo deixa de ser visto apenas como um usuário.

Muito dessa lucratividade pode partir das campanhas publicitárias, popularmente conhecidas como “publis”, na qual um influenciador pode divulgar produtos que vão desde uma chopeira elétrica até mesmo ao lançamento de uma nova vitamina nas farmácias.

Essas pessoas ganham esse tipo de atenção por parte do mercado por causa da proximidade com seu público, com sua indicação podendo levar a uma maior chance de compra por parte dos seus seguidores, provando assim o seu poder de influência.

O problema é que a partir do momento em que esses profissionais passam a contar com uma audiência muito grande, pode acabar ficando difícil tanto para eles como para as marcas associadas a eles se conectarem com o público de uma forma mais específica.

É o mesmo conceito que envolve uma empresa de serviços de informática divulgar o seu nome na TV, atingindo um grande número de espectadores, mas cuja maior possibilidade de contratação pode ocorrer ao falar com seu público segmentado, em revistas da área.

Baseado nessa realidade, um tipo de influencer passa a ser destaque, sendo ele o micro influenciador, usuário que costuma contar com uma audiência menor, entre 10 mil até 100 mil usuários, diferente da audiência de milhões que alguns influenciadores alcançam.

Por que investir nos micro influenciadores?

Esse número menor, em alguns casos podendo até mesmo ser menor do que 10 mil pessoas, pode não parecer muito vantajoso para um anunciante, mas na verdade tratam-se de indivíduos aos quais a realização de uma campanha pode garantir vantagens como:

  • Menor custo de publicidade;
  • Alcance de um público segmentado;
  • Seguidores mais fiéis;
  • Maior engajamento.

Pontos esses que podem fazer com que o anúncio sobre a relevância de obter um certificado de conclusão de obra tenha um maior sucesso ao ser veiculado por influenciadores da área de obras, construção e engenharia, por exemplo.

Até porque o que não falta com os micro influenciadores são segmentos específicos que podem ser abordados, como a moda plus-size, culinária vegana, dicas de limpeza para quem mora sozinho, além de muitas outras variações de público.

A grande questão em relação a esses influenciadores de menor audiência está justamente no encontro do profissional que melhor possa responder às expectativas do seu negócio, sendo preciso encontrar a pessoa certa para falar de conserto de geradores, por exemplo.

Frente a isso é preciso saber como traçar uma boa estratégia para encontrar os micro influencers que possam melhor responder aos seus objetivos no mercado, chegando assim ao público que reaja bem aos seus anúncios e a conteúdos desses profissionais.

Como encontrar bons micro influenciadores?

Trabalhar com esses comunicadores pode fazer com que o destaque de uma empresa possa crescer junto a um segmento específico, sendo preciso então saber como oferecer uma parceria com as melhores opções disponíveis no mercado.

Algo que pode ser possível a partir de estratégias como:

Escolha de influenciadores do mesmo segmento

Não adianta para um escritório que fornece licenciamento ambiental fazer uma campanha junto de influenciadores apenas pelo seu tamanho, podendo se tratar até mesmo de alguém que possa ter se envolvido em alguma polêmica sobre o meio ambiental.

Baseado nisso, é necessário recorrer aos micro influenciadores que estejam diretamente conectados aos serviços de uma empresa, participando então do mesmo segmento. Essa escolha deve ser inspirada então em um estudo a ser feito sobre o cenário do seu mercado.

Campanhas de mão dupla

Para conquistar o valor de público dos micro influenciadores, é preciso realizar campanhas em parceria com tais comunicadores, chamando eles não apenas para estrelar publicações do perfil de uma marca, como também realizar o mesmo tipo de ação em outra direção.

Nesse caso, é importante usar das redes desses influenciadores para a publicação de posts especiais sobre uma campanha, aumentando assim tanto o valor da marca como do micro influenciador escolhido para estrelar algum tipo de anúncio.

Confiar nos poder desses profissionais

É sempre importante desenvolver um bom plano de comunicação para realizar junto desses influenciadores, no entanto é preciso confiar também no profissionalismo desses indivíduos, afinal foi por meio do seu talento que eles conquistaram o seu público.

Diante disso, é indicado garantir um contato entre esses micro influenciadores e a empresa de marketing responsável por realizar a sua comunicação nas redes, para então criar uma estratégia conjunta que possa ser positiva para todos os envolvidos.

Fuja das permutas

Existe uma prática comum, mas pouco recomendada no mercado, que são as permutas, onde uma empresa envia produtos para um influenciador para assim garantir com que ele possa divulgar tal mercadoria em seus perfis.

Em busca de crescer na internet, muitos micro influenciadores podem acabar aceitando esse tipo de oferta, no entanto isso pode ser prejudicial para ambos, sendo importante estabelecer uma relação profissional correta até mesmo para o seu público.

Ao seguir essas táticas, é possível trabalhar melhor com a comunicação de uma empresa com os micro influenciadores, usando do marketing de influência para garantir com que todos possam crescer de forma conjunta, conquistando maior interesse na internet.

Uma relação que pode ser útil para a divulgação de um sistema de exaustão industrial ou então de qualquer outro tipo de produto ou serviço de perfil mais segmentado, com a ajuda desses profissionais de comunicação para chegar ao público de interesse de tal empresa.

No geral, quanto maior for a aproximação de uma companhia da sua audiência, maior poderá ser o sucesso de suas ações, utilizando então do apoio dos micro influenciadores para crescer não apenas na internet, mas em todo o mercado associado a isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

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