Saiba o que é Digital Storytelling e seus benefícios

O Digital Storytelling se trata de uma ferramenta de grande importância para as ações comerciais de uma empresa, levando em conta o cenário atual no qual se encontra o público, cada vez mais atento a diversas ações conectadas a uma marca.

 

Com a compra de um produto ou contratação de um serviço a seguir uma série de ações que podem estar conectadas ao que está sendo oferecido por uma companhia, como os valores desse negócio ou os tipos de público com que uma empresa se associa.

 

Questões a definirem a posição que um negócio pode conquistar dentro do seu setor comercial, de acordo com a associação que ele passa a ter junto ao seu público-alvo, por meio de estratégias diferenciadas de comunicação, por exemplo.

 

Como uma companhia focada na produção de uniformes personalizados para eventos, que busca lidar com estratégias diferenciadas, para que seja possível divulgar não apenas os seus produtos, mas também os valores que estejam ligados a esse negócio.

 

Diversas são as respostas que podem surgir nesse sentido, através de estratégias capazes de otimizar os serviços de uma companhia, fazendo-a conquistar uma relação diferenciada junto dos seus clientes, principalmente no cenário digital, uma plataforma de relevância.

 

Entre essas estratégias é possível destacar o digital storytelling como uma narrativa capaz de otimizar a relação entre uma empresa e seu público, e por isso sendo uma prática que merece ser vista com bastante atenção por quem administra algum tipo de negócio.

A função do Digital Storytelling

O termo storytelling não é de fato algo novo no mercado, tratando-se da criação de uma narrativa adequada para o seu negócio, como uma forma de aproximar as ações de uma empresa em relação ao seu público, por meio de uma linha criativa.

 

Como exemplo disso é possível citar as ações comerciais adotadas por uma marca de calçado profissional, que trabalha com a criação de uma história que destaque o histórico tradicional dessa companhia, fortalecendo assim o interesse dos seus clientes.

 

Por meio de uma narrativa que destaque as ações de uma marca tendo como base o estabelecimento de uma dieta específica, nesse caso sendo escolhido o prestígio de se tratar de um negócio familiar com anos no mercado, a atirar assim novos públicos.

 

O Digital Storytelling surge como uma evolução desse tipo de narrativa, adaptando o conceito de storytelling para o cenário digital, como as redes sociais, entre outras plataformas, servindo como ferramentas para a divulgação desse tipo de ideia.

 

E quanto mais amplo for o número de instrumentos disponíveis para uma marca, maiores são as possibilidades que podem ser adotadas por parte de uma companhia, que utiliza dessas ferramentas para criar uma descrição diferenciada sobre seus produtos e serviços.

 

Ao criar uma história que pode fortalecer a relação de um indivíduo com uma empresa, esse negócio pode ter acesso a uma melhor gestão dos resultados a serem alcançados por parte desse empreendimento.

 

Sendo importante então saber como otimizar esse tipo de estratégia, a partir de práticas que destaquem o funcionamento desse tipo de ação comercial, que tem como base a criação de uma narrativa que possa fortalecer a relação entre público e empresa.

Pontos a fazer o Digital Storytelling se destacar

Para que uma loja de brindes personalizados para feiras consiga criar uma relação positiva com o seu público, a partir dos conceitos escolhidos, como qualidade, segurança ou prestígio, é preciso adotar algumas ações na criação do seu digital storytelling.

 

Entre esses pontos entram em evidência os seguintes conceitos:

Ter um ponto de vista claro

Se a criação de uma narrativa digital busca estabelecer uma relação específica para o público de uma marca, com base nos conceitos definidos por essa companhia, é preciso primeiro estabelecer quais são as concepções a serem trabalhadas por meio do storytelling.

Criar um apelo dramático

Assim como um filme ou qualquer produção cultural trabalha com a criação de uma narrativa dramática, com elementos que prendam a atenção do espectador, a mesma coisa deve ser feita com a implementação desse tipo de estratégia comercial.

Conteúdo emocional

Diretamente associado a isso está a utilização de um conteúdo emocional, que desperta no indivíduo que visualiza essas peças comerciais uma emoção especial, a ponto de fortalecer a relação entre o cliente e uma empresa.

 

A ponto de que alguém que esteja em busca de uma impressora colorida para alugar, acabe por escolher por uma marca específica após ser atraído por uma comunicação emotiva a ser oferecida por uma empresa em particular.

Dando voz à sua marca

Para que essa comunicação alcance os objetivos específicos por trás da criação de um estrutura de digital storytelling, é importante adotar um estilo de diálogo adequado aos propósitos dessa marca.

 

Como os comerciais emotivos veiculadas anualmente por banco durante o final do ano, ou até mesmo uma marca de refrigerante que destaca o apelo familiar do seu produto, por meio de um diálogo leve e descontraído na divulgação de suas características.

Ritmo de suas peças comerciais

Quando se pensa especificamente em um anúncio que usa do audiovisual, como uma peça a ser veiculada na TV ou internet, é importante que ele tenha um bom ritmo, para prender a atenção do espectador enquanto se divulga a narrativa escolhida.

 

Uma boa trilha sonora pode ajudar nesse sentido, a permitir com que uma loja de mochilas personalizadas consiga divulgar da melhor forma possível o catálogo de produtos presentes em seus estabelecimentos comerciais.

Esclarecendo detalhes importantes

A estratégia de digital storytelling deve lidar com os mais diversos pontos, esclarecendo a situação de uma marca junto ao seu público. Para que seja possível ao mesmo conhecer todas as particularidades desse negócio, fortalecendo a relação entre os ambos.

 

Uma série de questões fazem com que essa estratégia conclua os melhores benefícios para quem adota esse tipo de prática ao seu negócio.

Benefícios dessa estratégia

Ao aplicar de forma correta esse tipo de estratégia, o seu projeto comercial pode alcançar uma linha de vantagens, a permitir com que um negócio tenha na internet o mesmo tipo de destaque que uma loja pode conseguir ao instalar um letreiro para fachada de prédio.

 

Entre esses benefícios é possível destacar:

Conteúdo de fácil distribuição

Ao apresentar ao público um conteúdo diferenciado, com pontos que chamam a atenção dos usuários, é mais fácil de contar com o compartilhamento orgânico dessas publicações na internet, levando a mensagem da sua marca para públicos diversos.

Humanização da marca

Quanto melhor estruturada for a sua ação de digital storytelling, maior será a possibilidade dessa marca ser vista como algo diferenciado, que se aproxime do seu público a partir de uma estratégia de humanização da marca.

 

Permitindo com que haja uma entrega de valor genuíno ao público, para que uma empresa que atua com a produção de etiquetas para confecção consiga ser vista como algo além de um negócio industrial, e sim como uma companhia diferenciada em seu setor.

Destaque entre os seus concorrentes

Ao criar uma história para a sua marca, ela passa a contar com algo que a diferencie dos seus concorrentes, indo além dos produtos ou serviços oferecidos, destacando características e valores únicos por parte de uma empresa em sua área.

Fidelização dos clientes

Ao criar uma relação forte com os seus clientes, uma empresa pode contar também com a fidelização deles, o que a longo prazo pode levar a um melhor aproveitamento desse negócio, garantindo lucros a serem alcançados por um bom período de tempo.

Otimiza o trabalho de SEO

O SEO se trata de uma configuração que permite com que o seu site tenha uma maior visibilidade junto dos serviços de busca na internet. Um sistema que trabalha com conceitos como o uso de palavras-chaves, disposição dos conteúdos, entre outros pontos.

 

Ao adotar o digital storytelling como uma ferramenta de comunicação, uma empresa passa a contar também com outra ferramenta que permita com que a sua visibilidade nas redes seja incrementada, levando a resultados melhores por parte desse negócio.

Sensação de comunidade junto à marca

Por meio de uma narrativa digital, uma marca pode conquistar também uma relação diferenciada junto ao seu público, não sendo vista somente como uma entidade comercial, mas sim com um parceiro da sua audiência, posicionando-se ao lado desse público.

 

Para se ter acesso a todas essas vantagens comerciais, é preciso garantir com que a sua narrativa digital conte com as seguintes características:

 

  • Ser genuína;
  • Alinhada à realidade do seu setor;
  • Otimizada para diversos dispositivos;
  • Acompanhe os resultados gerados.

 

Tudo para que seja possível com que um negócio não só expanda sua faixa de público, como também encontre novas maneiras de administrar os seus negócios e estratégias, como na aplicação de um sistema de monitoramento em nuvem em seus sistemas.

 

Sendo possível assim criar uma relação forte com o seu público, através de uma história a ser contada por meio de uma narrativa digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A imagem utilizada nessa postagem e todas as informações e responsabilidades sobre a mesma são da equipe do Guia de Investimento.

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